Conheça a classificação dos cafés

Cafés

O café é uma bebida produzida a partir dos grãos torrados do fruto do cafeeiro. É servido tradicionalmente quente, mas também pode ser consumido gelado. O café é um estimulante, por possuir cafeína — geralmente 80 a 140 mg para cada 207 ml dependendo do método de preparação.

Conheça a classificação dos cafés

Café tradicional

É o Blend dos grãos arábica com conilon, podendo apresentar até 20% de grãos com defeito. A moagem é muito fina, torra mais escura, com maior teor de cafeína e amargor, que exige a adição de açúcar. É classificado com nota entre 4,5 e 6 no Programa de Qualidade do Café da ABIC.

Café superior

É classificado entre o Tradicional e o Gourmet. Os grãos com defeito não pode passar de 10% do blend. É classificado com nota entre 6  e 7,3  no Programa de Qualidade do Café da ABIC.

Café gourmet

Não há grãos com defeito. É produzido 100% com café de origem arábica, a seleção de grãos é rigorosa e o ponto da torra é mais preciso. Apresenta uma bebida mais adocicada e agradável. O consumidor pode sentir e apreciar os gostos florais, achocolatados, a acidez cítrica e tudo mais que um café de qualidade pode oferecer. É classificado com nota superior a 7,3 no Programa de Qualidade do Café da ABIC. Já para Specialty Coffee Association of América (SCAA) o café gourmet classifica-se entre 75 a 79 pontos.

Café especial

A colheita é seletiva, colhendo apenas os grãos maduros. Os Cafés Especiais são feitos com grãos considerados ainda mais puros, podem apresentar diversas características de aromas e sabores: frutados, herbais, florais e doces, proporcionando bebidas únicas e exóticas. A Specialty Coffee Association of América (SCAA) classifica o café especial entre 80 a 100 pontos.

Fonte: https://cafeland.com.br/12-cafes

Deixe um comentário